Caracterização

O relevo da freguesia, constituída por montes e vales, confere-lhe uma beleza paisagistíca extensa, onde o verde da serra se une com a história que cada canto das suas ruas conta. 
Abiúl foi vila e sede de concelho, constituído apenas por uma freguesia, entre 1167 e 1821.
 
Esta vila encontra-se situada num vale verdejante cercado de outeiros no sopé da Serra do Sicó. Pela freguesia passa a ribeira do Seiçal. O período de maior esplendor desta vila foi alcançado entre os finais do século XIII e meados do século XVIII. É composta pelos lugares de Abelheira, Abiul, Aldeia do Rio, Almezinha, Altos, Amieira, Aroeiras, Azenha, Berbolga, Boiças, Brejos, Brinços, Campodonio, Cancelinha, Cardais, Carrapia, Carrascal, Casais Novos, Casalinho, Castelo, Corujeiras, Costa das Casinhas, Cumeada, Fontainhas, Fonte da Gota, Fonte da Praceta, Gaiteiro, Gesteira de Baixo, Gesteira de Cima, Lagoa de Ceiras, Lagoa de Santa Catarina, Lameirinha, Lapa, Loureira, Maças, Mata da Pragueira, Milhariças, Portela do Fojo, Portela do Sobral, Ramalhais de Baixo, Ramalhais de Cima, Rebolo, Ribeira de Ansiao, Sobreira, Tissuaria, Valdeira, Vale da Figueira, Vale das Velhas, Vale do Milho, Vale Mourão, Vale Perneto, Vale Verde, Ventoso, Zambujais, Vale do Zambujeiro, Casal de São Vivente, Casal da Fontinha, Quinta da Graça, Quinta do Bispo, Casal dos Marnotos, Chão de Ulmeiro, Carvalhal E Mata das Fontainhas. Confronta com as Freguesias de Vila Cá, Redinha (Concelho de Pombal), Santiago da Guarda, Pousaflores (Concelho de Ansião), Almoster (Concelho de Alvaiázere), Ribeira do Fárrio e Freixianda (Concelho de Ourém).
 
A nível económico, a freguesia caracteriza-se por possuir uma zona industrial em crescimento, com pequenas e médias empresas que direccionam os seus negócios para as áreas da cosntrução civil, de equipamento pesado, exploração florestal e avicultura. Devido à sua larga extensão territorial, a freguesia poderá vir a ter mais uma zona industrial desta feita na localidade de Ramalhais.
 
NO que respeita a transportes, Abiul tem como vias de ligação o IC8 e as EM's  501 e 532. O transporte rodoviário conta com a passagem de circulações interurbanas e locais, dispondo de 4 táxis.
 
Educação 
Dispõe de um centro escolar em Abiul, composto por Pré-escolar, 1º Ciclo do Ensino Básico e Biblioteca.
 
Saúde /Apoio Social
Extensão de saúde, Farmácia, Lar Otília Lourenço (Fundação Dr. José Lourenço Júnior) e Flor da Serra-Residência Sénior.
 
Desporto
Polidesportivo de Ramalhais e Campo de futebol de Abiul (zona industrial).
 
Religioso
Igreja de Nossa senhora das Neves (Abiul), Capelinha do Seiçal, Capela de Lagoa de Santa Catarina, Capela do Ramalhais, Capela do Vale Mourão e Capela do Vale Perneto
 
Outros
Serviços de Cabeleireiro e estética
Mini-mercado
Cafés e Restauração
Balcão Bancário (Caixa de crédito agrícola)
Giro dos 
CTT
Cemitério
Feira Mensal dos 6
Recolha de Resíduos