Turismo

Abiul foi local de muita afluência nobre e história mas as invasões francesas do início do século XIX e a mortandade da cólera-mórbus acentuaram o abandono de Abiul. A câmara e o julgado são extintos em 1821 e em 1870 a Misericórdia é anexada à de Pombal.
 
Uma passagem por Abiul "obriga" a uma visita ao seu precioso centro histórico, nomeadamente ao seu Largo da Praça Velha, onde como o próprio nome indica, a história diz que terá sido o palco em 1561 das primeiras touradas realizadas em Portugal a elas assistindo os duques de Aveiro, em palanque reconstruido recentemente. As Festas do Bodo de Abiul, em honra de Nossa Senhora das Neves surgiram, segundo reza a tradição, na sequência da peste que atingiu a região em 1561/2. Ligada a estas festas estão indelevelmente as touradas, que se realizam no primeiro fim de semana de Agosto e que contam com a assistência de centenas de emigrantes em França, que nesta altura do ano regressam às suas terras, e que dão um colorido visual e sonoro muito especial às bancadas da sua bem cuidada praça de touros.
 
Por altura das festas, Nossa Senhora das Neves, padroeira da paróquia, fazia todos os anos um milagre. Num enorme forno onde se queimavam 6 a 7 carradas de lenha, era metido um bolo de trigo de 110 a 120 quilos. Em seguida um homem entrava no forno, depois de confessado e comungado, dava a volta ao bolo e saia, sem lesões. Tudo se passava em frente da imagem da Virgem, colocada em frente ao forno. A tradição foi mantida até 1913.
 
MONUMENTOS
 
- Igreja Paroquial de Nossa Senhora das Neves. De estilo barroco, de uma só nave com altar-mor, sacristia, baptistério e torre sineira. Interiormente apresenta cinco altares dedicados a Nossa Senhora das Neves, ao Santíssimo Senhor Jesus, a Nossa Senhora do Rosário e Almas.
 
- Ermida da Sra. da Conceição
 
- Casa de Abiul / Palanque dos Duques de Aveiro. Construído no século XVI onde a nobreza assistia às touradas.
 
- Nicho Seiscentista
Do século XVI rasga-se sobre um arco pleno com rosetas nas aduelas. Exteriormente apresenta-se como um arco assente em pilastras coríntias.
 
- Arco Manuelino
Arco de volta redonda ornado por torsal. Foi construído aquando o palácio de André de Sousa Coutinho.
 
OUTROS LOCAIS DE INTERESSE
 
- Aldeia Serrana
 
- Moinhos, Miradouros e Grutas das Corujeiras
 
- Serra da Sicó
 
- Praça de Touros (a mais antiga do País)
 
EVENTOS ANUAIS
A festa com maior relevo realiza-se na sede de Freguesia, as Festas do Bodo de 
Abiúl, onde se realizam as seculares corridas de toiros, na Praça de toiros mais 
antiga do País no 1º fim de semana de Agosto, Sábado e Domingo à tarde e a 14 
de Agosto á noite.
 
- Senhora do Pranto - Abiúl 
 
- Santo António - Vale Mourão
 
Espírito Santo - Vale Mourão
 
Nossa Senhora das Neves / Bodo de Abiúl - Abiúl
 
Festa de Santa Rita - Abiúl
 
Touradas em Agosto - Abiúl
 
Feira Mensal dos 6 (1.º domingo de cada mês)
 
BODO de Abiul (1.º fim-de-semana de Agosto)